sábado, 5 de julho de 2014

8 ANOS DA MEGA VIBES, NA PATRIMÔNIO (DOM)

O ano era 2006, a festa intitulava-se “Na Ponta da Agulha/ Reggae Solidário” e tinha por objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para famílias carentes. Era também o anúncio de uma história, era o começo da equipe do vinil Mega Vibes, formada por Dj Waldinei e Henrique Chaves. Ambos se conheceram comprando vinis na casa de um ex-DJ e radioleiro. E, deste primeiro contato, não demorou muito para que surgisse a parceria que consolidaria uma amizade e longos anos de trabalho.
A formação da dupla só concretizou o que já viviam, o reggae! Waldiney, aos 14 anos, começou a gravar reggae em fitas K7 (praticamente inexistentes hoje) e aos 18 já tocava em festas que promoviam a junção de músicas variadas, incluindo o ritmo jamaicano. Anos depois, passou pela experiência de assumir programa “Disco reggae” em rádio comunitária e, sob a influência e ensinamentos de seu primo e locutor Tony Tavares, assumiu também o comando do “Rádio Reggae” (Mirante AM) e “Reggae Point” (Mirante FM), onde neste último permanece até hoje. Já Henrique Chaves é dono de um grande acervo de discos de vinis, o qual começou a colecionar em 1996. E foi, ainda, fundador do grupo de colecionadores “Freedom” (hoje extinto).
O nome Mega Vibes não foi à toa, a escolha foi em alusão a uma festa que levava o mesmo título, ocorrida em Monção (interior do Maranhão), na qual Waldiney participou como DJ. Era um encontro de músicas variadas, que reuniu em torno de 5000 pessoas. O nome não foi mais esquecido e, desde então, é ele uma das principais referências quando se fala em discotecagem do vinil em São Luís.
A primeira apresentação oficial ocorreu no Roots Bar (centro de São Luís). Mesmo sem alguns recursos, tocaram ao lado do DJ Magno Roots do J.P. Não possuíam rack e nem toca-discos, tudo foi improvisado, como relembra a dupla. O que veio a mudar, posteriormente, com a aquisição destes instrumentos e de outros, além da compra cada vez mais intensa de discos de vinis.
Nestes oito anos de Mega Vibes, além da participação em eventos locais, incluindo shows, festas, clubes tradicionais e atuais, associações de bairros, etc., discotecaram pelo interior do estado e também fora dele, a exemplo da Virada Cultural de 2011 em São Paulo, ao lado de outras grandes figuras da cena reggae maranhense.
Hoje em dia, investem na realização das próprias festas e em programações independentes. Em 2014 realizaram os shows de Al Griffiths, da banda The Gladiators, e Kevin Isaacs, filho de Gregory Isaacs. Já lançaram cinco CDs com as principais músicas que fazem parte da sequência da equipe e estão sempre incentivando o trabalho e a visibilidade de bandas e DJs maranhenses, através de projetos com edições anuais, como “Velharia”, “Reggae das Antigas”, “Gregory na Vibe”.
São, portanto, oito anos que resumem a vontade de promover o reggae do vinil. Em tempos de internet, download, MP3, etc. eles têm cumprido esse desafio com muito sucesso! Não buscam agradar a todos, nem disputar espaço com ninguém, realizam um trabalho dedicado e investem na realização de festas, pesquisa e promoção do reggae em São Luís.
Para comemorar estes oito anos, a festa será no dia 6 de julho na Patrimônio Show (Centro Histórico) e receberá, além dos anfitriões, grandes atrações: Junior Dread (cantor nacional), Banda Capital Roots, Equipe Mega Vibes, Lobo Mouzaniel, Sandra Marley, Vagner Roots e Dida Washingston.
Horário: a partir das 17h.
Valor: R$ 15,00 (preço único).
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.