quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CLUBE ESPAÇO ABERTO COMEMORA 30 ANOS

Um dos clubes mais tradicionais de Reggae no Maranhão e se não dizer do Brasil, completa 30 anos. Estamos falando do Clube que antes se chamava "Cajueiro" e depois passou a se chamar Espaço Aberto que fica localizado entre as ruas 3 e 4 do Bairro do São Francisco em São Luís, a Jamaica Brasileira. São 3 décadas de tradição no reggae, muitas noites, muitas historias, muita gente se conheceu, namorou e até se casou, por tudo ter começado no Espaço Aberto.

São muitas festas, quem não lembra das tradicionais sextas feiras lotadas, eram meio misticas, ha quem diga que quem pisava numa "cruz" que tinha no salão do meio nunca mais deixava de frequentar o clube. O ambiente era bem rustico, tinha alguns desníveis no terreno, tinham um poço, juçareiras, mangueiras e o famoso cajueiro, mas todos se sentiam bem, e o clube recebia todas as classes sociais, dos mais humildes as pessoas ilustres da sociedade maranhense e muitos turistas, inclusive os gringos.

Chamado também de "casa música" o Espaço Aberto é considerado por muitos a "universidade do reggae" aqui na ilha, as festas acabavam mais tarde por volta de 4 a 5h da manhã, ou já cedo melhor dizendo e festas mais tradicionais como a festa Recordação já terminaram por volta de 7h da manhã. Os tempos foram passando, a potencia das radiolas aumentando, as leis apertando e o Espaço Aberto teve sua trajetória interrompida por mais de 1 ano, quando sofreu uma mudança geral, para se adequar a lei, e ficando acústico. Não se sabe ao certo se foi o longo período fechado ou se o requinte não agradou a quem curtia aquele ambiente de natureza, curtindo as pedras em meio as árvores, juçareiras, emfim, o quintal então era bem caseiro e quebrou um pouco o embalo, "o encanto" do clube.

Das muitas festas programadas do clube como; Festa da Recordação, Aniversário do Espaço Aberto, Noite da Turma, Festa da Beleza Negra (que elegia os casais de negros mais belos), Festa da Paz (onde era obrigatório a vestimenta branca), aí depois veio a Noite do Lobo, Sucessos de Ouro, Reggae da Paixão, as noites de Natal também eram lotadas, enfim de todas essas festas, somente umas 3 ainda são realizadas por ano. E sábado agora (8/fev) acontece a festa de 3 décadas da casa da música com um montão de trações como vocês podem conferir no "Banner" acima.
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.